Blog

31 Mai

5 dicas para começar um laboratório do zero

O projeto e a construção de qualquer tipo de laboratório não é uma tarefa fácil, visto que necessita de um investimento considerável tanto em equipamentos quanto em treinamento de quem irá frequentá-lo. Todo o processo, desde pensar sobre o espaço físico até ter tudo pronto para início das atividades, exige um planejamento rigoroso e eficiente, pois trata-se de uma área onde qualquer descuido pode comprometer gravemente o funcionamento e integridade do local.

Os requisitos de segurança para um projeto bem elaborado são o início para a montagem de qualquer laboratório. Por isso, veja cinco dicas para iniciar um laboratório do zero:

1.   Um projeto bem estruturado evitará problemas futuros e possibilitará as adequações. Considerando itens de condições e estrutura civil como topografia do terreno, orientação solar, segurança do edifício, iluminação, ruído e ventilação, deve-se, também, aplicar as normas ergonômicas, de conforto e praticidade - isto é, construir o laboratório dirigido ao tipo de atividade e necessidades que se pretende almejar.

2.   Exija equipamentos personalizados, com segurança e controle de qualidade: tendo suas necessidades específicas (seja por conta da sua área de atuação ou pelo espaço físico). Demande por aparelhos de alto padrão, a fim de garantir um bom desempenho do seu laboratório.

3.   Disponha de especialistas em avaliação técnica dos equipamentos: além de ter os melhores aparelhos, ainda é preciso a realização de avaliações técnicas e certificações periódicas para verificar qualquer necessidade de ajuste em algum deles.

4.   Pense nas manutenções periódicas: feitas as avaliações técnicas de um equipamento, se faz necessária uma equipe especializada para prestar atendimento rápido e eficiente na manutenção. Manutenções preventivas são mais importantes para garantir a vida útil do aparelho e o desempenho de um laboratório.

5.   Tenha um parceiro para te ajudar em todo o processo. Uma equipe com experiência na área garante todo o desenvolvimento e qualidade do laboratório, desde o início do projeto até a instalação dos equipamentos e realização de manutenções, com certeza fará a diferença positivamente no desempenho de suas atividades.

Procura uma empresa qualificada que pode te auxiliar em todos esses procedimentos?

A Lutech oferece os melhores e mais inovadores mobiliários e equipamentos para laboratório, pensando nas necessidades individuais de cada cliente, além de profissionais especializados para avaliações técnicas e manutenções dos aparelhos, oferecendo um atendimento personalizado e prezando sempre por controle de qualidade e segurança nos processos.


Deixe um comentário


Notícias Relacionadas