Blog

10 Jun

A importância da qualidade do ar nos estabelecimentos da área da saúde

Na área da saúde, principalmente em ambientes hospitalares e consultórios odontológicos, existe uma preocupação pertinente em relação ao ar circulado. Atentos ao perigo das contaminantes prejudiciais à saúde humana, os hospitais e clínicas devem estar preparados, sobretudo atualmente, em meio à pandemia, garantindo a qualidade do ar. Por isso, é fundamental a importância do investimento consciente e eficaz em equipamentos adequados e na manutenção desses sistemas.

As possibilidades de contaminação, aliadas a um ar condicionado de uso contínuo, que, além de naturalmente acumular diversos micro-organismos (vírus, bactérias e fungos), ainda é exposto a aerossóis e vapores decorrentes dos procedimentos clínicos, criam um ambiente crítico que comumente prejudica a saúde dos profissionais e dos próprios pacientes que circulam pelo local. O uso de ar-condicionado do tipo Split, de forma isolada, em clínicas e consultórios em geral, por exemplo, impossibilita a renovação do ar e, portanto, é contraindicado.

As Unidades de Descontaminação de Ar são equipamentos que podem ser utilizados em ambientes hospitalares para auxiliar no controle de qualidade do ar. Esse equipamento promove a recirculação do ar interno evitando a proliferação de micro-organismos, através de pré-filtros G4 (ABNT), filtros finos, F9 (ABNT) e filtros absolutos HEPA, H14 (EN-1822). É um item de baixo custo, fácil instalação e que dispensa inclusive a colocação de tubos.

Em consultórios odontológicos, existem ainda outras particularidades, sendo comuns no ambiente os aerossóis, que causam contaminação direta, através de inalação ou ingestão, e indireta, pelo contato com as superfícies (Aerossóis podem ser definidos como pequenas partículas que podem permanecer suspensas no ar durante horas e ser dispersas a longas distâncias, podendo atingir outros ambientes quando conduzidas por correntes de ar).

As Unidades de Filtragem e Exaustão de Ar são equipamentos ideais para aplicação em consultórios e clínicas, já que minimizam os riscos de transmissão por via aérea. Esse equipamento promove um processo de filtragem que elimina cerca de 99,99% de partículas de até 0,3 mícron, através de um duplo estágio de filtragem (G4 + H14).

Principais características

● Filtragem do ar

● Renovação do ar / Exaustão

● Retenção de 99% de agentes microbiológicos

● Fácil instalação

● Duplo estágio de filtragem

A Lutech é uma indústria especializada na fabricação de Equipamentos de Proteção Coletiva, filtragem de ar e mobiliários técnicos laboratoriais. Além dos próprios equipamentos, oferecemos serviços de instalação, manutenção preventiva e corretiva, treinamento e também certificação, seguindo todas as diretrizes pertinentes.

Gostaria de avaliar melhor e promover mais segurança aos profissionais e pacientes que transitam pelo seu ambiente? Entre em contato com a Lutech pelo telefone (17) 3209-2100 ou através do WhatsApp pelo link.

Deixe um comentário


Notícias Relacionadas