Blog

06 Out

Capelas de exaustão garantem segurança contra os riscos de acidentes químicos

Nós falamos anteriormente aqui no Blog sobre a importância de garantir um ambiente de trabalho seguro, evitando riscos de acidentes químicos e proporcionando mais salubridade para os seus profissionais. Uma das medidas adotadas que visa à segurança no trabalho é o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Neste caso, as Capelas de Exaustão são EPCs fundamentais em todos os segmentos laboratoriais que lidam com agentes químicos.

Existem diversos modelos de Capelas de Exaustão, como o modelo padrão de uso geral (standard), que tem o princípio da segurança e multifuncionalidade, ou seja, ideal para locais com manipulação e aplicação de diferentes produtos químicos. Quando a Capela for destinada para utilização dos ácidos perclórico (HClO4) e fluorídrico (HF) é necessário aderir a modelos especiais. O modelo de capela walk-in costuma ser utilizado para equipamentos e vidrarias de grande porte. Já o modelo tampo rebaixado é mais adequado quando a aplicação exige tampo em altura inferior para suportar equipamentos.

Quando for escolher uma Capela de Exaustão, é preciso levar em consideração qual será o tampo de trabalho e o revestimento ideal para a aplicação. Essa questão é fundamental, pois não existe um material específico altamente resistente e que atenda todas as necessidades, seja de resistência química e mecânica, custo ou limpeza. Os principais tampos de trabalho utilizados no ambiente laboratorial são:

·       Epóxi: tampo maciço em resina epóxica e substâncias extremamente duras. Possui boa resistência a uma variedade de ácidos, solventes e álcalis, além de resistência ao calor e umidade.

·       Granito: são rochas formadas por um conjunto de minerais. Apresenta um excelente custo-benefício, sendo muito utilizado em bancadas em diferentes setores laboratoriais.

·       Polipropileno: usado principalmente quando a capela for destinada à manipulação de ácido fluorídrico, além de diversos produtos químicos. Como é um plástico, a sua fragilidade é quando tem contato com altas temperaturas no ambiente de trabalho.

·       Cerâmica antiácida: material que tem se mostrado como o mais resistente ao ataque dos produtos químicos e calor gerado por chapas aquecedoras. Porém, não deve escolher este material quando a capela for destinada a operações com ácido fluorídrico (HF) ou perclórico (HClO4).

·       Aço inoxidável: recomendado sempre o emprego do aço inoxidável AISI 316 quando a capela for somente destinada a operações com solventes, principalmente ácido perclórico (HClO4).

·       Superfície sólida mineral com polimetilmetacrilato: é um material não poroso, antibacteriano, resistente à abrasão e aos impactos nas zonas de uso intenso. Suas juntas são imperceptíveis, permitindo obter peças únicas. Material extremamente versátil, termomoldável e reparável em qualquer situação.

Além de toda a análise das informações técnicas do tampo e do revestimento, é importante se atentar à Avaliação/Qualificação das Capelas de Exaustão. Sendo um Equipamento de Proteção Coletiva, deve ser avaliado e certificado com frequência para minimizar riscos nas operações. Os testes de avaliação devem ser realizados por uma empresa qualificada, utilizando instrumentação calibrada. A recomendação é que a certificação das Capelas de Exaustão seja feita, no mínimo, a cada seis meses.

Procedimentos adotados de certificação conforme normas internacionais:

·       Medição da velocidade facial

·       Visualização do fluxo de ar por meio do teste de fumaça

·       Teste de ruído

·       Teste de nível de iluminação

·       Inspeção do sistema de exaustão (dutos, motor)

·       Inspeção na conservação estrutural

·       Inspeção elétrica e mecânica

·       Condições ambientais (localização e influência)

·       Relatório final completo com plano de manutenção e melhorias, contendo resultados.

Dessa forma, garantir a segurança no ambiente laboratorial é essencial e vai além de normas e recomendações técnicas. Para alcançar níveis elevados de segurança é crucial investir. Se atentar às medidas de segurança nos laboratórios é a única maneira de evitar problemas graves relacionados à saúde e à integridade física dos profissionais. É válido ressaltar que o equipamento só fornece a proteção adequada se for adquirido de fornecedor capacitado, que as instalações sejam feitas corretamente e os usuários estejam devidamente treinados a usarem adequadamente.

Uma Capela de Exaustão que não apresenta boa performance e não possui a certificação acaba não garantindo a segurança necessária. Por isso, para garantir a segurança no seu laboratório é fundamental adotar normas e condutas, levando em consideração as Boas Práticas Laboratoriais.

Capelas de Exaustão fabricadas pela Lutech

A Lutech conta com uma grande variedade de Capelas de Exaustão para atender à  necessidade específica de cada cliente. A nossa linha vai desde as Capelas de Exaustão para particulados (pó) até as Capelas de Exaustão de gases. Com esse Equipamento de Proteção Coletiva, você vai garantir a segurança laboratorial, que é de extrema importância para um ambiente de trabalho levar mais eficiência para as atividades e segurança ao seu ambiente de trabalho .

“A nossa linha vai desde as Capelas de Exaustão para particulados (pó) até as Capelas de Exaustão de gases. Com este EPC, você vai garantir a segurança laboratorial, que é de extrema importância para um ambiente de trabalho”

A Lutech reconhece a necessidade e a importância de os laboratórios estarem com equipamentos e infraestrutura adequados para realizar as atividades com segurança. É com o compromisso de levar qualidade e personalização que a empresa atua oferecendo as melhores soluções para o segmento laboratorial, desde indústrias até a área da saúde[HB6]  e universidades, com uma linha completa de produtos desenvolvidos e fabricados internamente por um setor de engenharia altamente capacitado. Além disso, a nossa equipe atua na prestação de serviços por meio da avaliação técnica, certificação, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.

Fale com a equipe da Lutech para identificar um modelo e um projeto exclusivo para o seu laboratório:

Nosso site: https://lutech.com.br/contato

Telefone fixo: (17) 3209-2100

WhatApp: (17) 99639-4102


Deixe um comentário


Notícias Relacionadas