Blog

17 Jun

Conheça os principais tipos de agitadores para laboratório

Agitadores são equipamentos para laboratório que podem ser encontrados em diversos tipos de modelos, cada um voltado para uma finalidade mais específica. De modo geral, um agitador possui a função de realizar agitação (como o próprio nome já diz) ou para alcançar alguma reação química desejada - isto é, sua atividade consiste em misturar e homogeneizar as soluções com máxima eficiência e segurança.

Cada aplicação exige um tipo diferente de agitação. Com isso, a Lutech fornece uma vasta gama de agitadores para diferentes aplicações laboratoriais, tais como: agitadores magnéticos, agitadores de hélice (mecânico), agitadores vortex e mesas agitadoras. Mesmo possuindo características particulares, os agitadores oferecem a mesma solução para homogeneização das soluções.

 

Confira abaixo dois dos principais tipos de agitadores de laboratório e suas principais características:

 

Agitador de Hélice (Mecânico)

Os agitadores de hélice são equipamentos indicados para realizar a homogeneização de substâncias com teor de viscosidade mais elevado, sendo comum em diversos tipos de laboratórios, como o farmacêutico, na produção e realização de pesquisas e desenvolvimento de novos produtos. Este tipo de equipamento é comumente utilizado quando se faz necessária a constante agitação no preparo de uma solução. Para isso, são exigidos modelos com design cada vez mais robustos, planos e ergonômicos, como é o caso do modelo RW 20 da IKA.

Com capacidade de agitação de até 20 L, este modelo possui duas faixas de velocidade para uso universal (de 60 a 2.000 rpm) e ainda gera uma economia de 30% no consumo de energia. Na Lutech, ele é comercializado em um pacote que inclui: RW 20 - Suporte de plataforma R 1826, Mufa R 182, Agitador com propulsor R 1342, 4 lâminas.


Agitador Magnético

Os agitadores magnéticos são aparelhos destinados a agitar líquidos ou soluções por meio de uma pequena barra magnética impulsionada e movimentada por um campo magnético rotativo. São recomendados para misturas que exigem mais tempo de agitação, mas não para líquidos muito viscosos ou se a mistura reacional for heterogênea com grande quantidade de sólidos dispersos. Alguns modelos ainda podem desempenhar a função de aquecimento, como o modelo C-MAG HS 7 da IKA.

O equipamento conta com uma plataforma de aquecimento em cerâmica, oferecendo excelente resistência química a ácidos, bases e solventes. Esse agitador magnético oferece temperatura de aquecimento de até 500 °C e ainda disponibiliza capacidade de agitação de até 10 L, com painel de controle elevado para proteção contra vazamento de líquidos.



Deixe um comentário


Notícias Relacionadas