Blog

15 Mai

Diagnóstico COVID-19: Cabines de Segurança Biológica e Certificação

Para garantir a segurança adequada durante a manipulação de quaisquer procedimentos com riscos biológicos para o operador em um laboratório, tais ações devem sem realizadas dentro de Cabine de Segurança Biológica certificada de Classe II.

Dentre os tipos de Cabines de Segurança Biológica Classe II, temos o modelo Classe II A2, que é projetado para a manipulação de materiais de risco moderado e que emanem pequenas quantidades de vapores ou materiais voláteis. Este modelo possui fluxo de ar unidirecional vertical, recirculando 70% e exaurindo 30% do ar filtrado para fora do laboratório através de dutos. O modelo B2 é o mais recomendado para os testes do COVID-19, justamente pela máxima proteção oferecida por este equipamento para um agente biológico classe de risco 3 (Sars-COV-2). Este modelo possui 100% de renovação de ar através do filtro HEPA para fora do ambiente através de dutos. O modelo A2 também é recomendado para esta manipulação (menor quantidade).

A avaliação técnica e certificação de equipamentos de proteção coletiva em laboratórios, como Cabines de Segurança Biológica, têm como objetivo manter o equipamento com status devidamente ratificado para efeitos de inspeção, segurança e auditoria, o que gera maior confiabilidade no uso diário. O processo de validação é de suma importância para garantir a performance do equipamento, visto que a principal funcionalidade é proporcionar a devida proteção do produto que se encontra na área de trabalho e, principalmente, garantir máxima segurança aos operadores.

Os ensaios e relatórios de Certificação são realizados conforme as legislações vigentes, sendo elas NSF-49 (National Sanitation Foundation) para as Cabines de Segurança Biológica e ISO 14611-1.

Para que a validação seja realizada de forma ideal e em conformidade com a legislação vigente, é fundamental contratar os serviços de uma empresa que disponha de soluções inteligentes para uma certificação dos equipamentos. Os testes realizados podem ser descritos conforme a relação abaixo:

✓ Contagem eletrônica de partículas em suspensão no ar;

✓ Uniformidade e velocidade do fluxo de ar;

✓ Medição da pressão diferencial dos filtros absolutos, verificando o grau de saturação;

✓ Balanceamento do sistema de insuflamento e exaustão;

✓ Nível de ruído do equipamento em seu ambiente de trabalho;

✓ Teste de luminosidade na área de trabalho do equipamento;

✓ Teste de fumaça;

✓ Monitoramento da temperatura e umidade durante os testes;

✓ Por fim, emissão de relatório técnico contendo resultados, classificação e recomendações.

A Lutech é uma indústria especializada na fabricação de mobiliários laboratoriais e equipamentos de proteção coletiva, bem como na execução de procedimentos de certificação. A empresa atua em todo o território nacional e, assim, possui como principal objetivo oferecer integridade e confiabilidade para todas as necessidades apresentadas por cada cliente.

Para ter a certificação para testes de Covid-19 em seu laboratório, entre em contato com a gente: bit.ly/lutechwhatsapp.


Deixe um comentário


Notícias Relacionadas