Blog

24 Mai

Você sabia quais são os maiores riscos que estão presentes no seu laboratório?

Parece besteira perguntar isso, mas são muitos aqueles que trabalham em um laboratório e mesmo assim não sabem como fazer para manter um bom funcionamento e uma rotina segura em seus ambientes.

 

Confira abaixo os maiores riscos que podem estar presentes no seu laboratório

 

· Riscos Acidentais

São situações que podem ameaçar o bem estar, físico e moral do profissional. Essas situações são encontradas em máquinas e equipamentos desprotegidos, que podem causar explosões, incêndios, entre outros problemas. Os riscos mais comuns são queimaduras, cortes e perfurações.

 

· Riscos Biológicos

Relacionado ao manuseio ou contato com materiais biológicos e amostras de agentes biológicos nocivos (vírus, bactérias, fungos), esse risco ocorre quando o operador trabalha com essas amostras sem ter a sua segurança totalmente garantida, seja por conta de ferramentas mal utilizadas ou equipamentos que não tiveram uma manutenção periódica, se expondo ao risco de se contaminar por esses agentes.

 

· Riscos Ergonômicos

Os riscos ergonômicos são aqueles que podem ser atribuídos a postura inadequada, movimentos repetitivos, transporte manual e levantamento de carga em excesso e ambiente de trabalho desconfortável ou mal planejado. São lesões que podem interferir nas características psicofisiológicas do profissional, prejudicando a execução de suas atividades.

 

· Riscos Físicos

Riscos físicos são aqueles que ocorrem devido à ruídos, pressão, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes (ultravioleta, infravermelho, laser, micro-ondas) e temperaturas extremas

 

· Riscos Químicos

O risco químico é a possibilidade de um indivíduo sofrer algum dano devido a exposição ou manipulação de um produto químico. Consideram-se agentes químicos as substâncias que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

 

Para uma rotina segura e eficiente, é indispensável que seus equipamentos, ferramentas e EPCs estejam funcionando corretamente e em perfeito estado.

 

E se você quer que seu laboratório esteja sempre em perfeito estado, conte com a Lutech e tenha sempre os melhores equipamentos para te auxiliar no seu dia a dia.


Deixe um comentário


Notícias Relacionadas