4 Dicas para uma Rotina Laboratorial mais Segura

Para você ter uma rotina segura, eficiente e livre de quaisquer riscos, separamos quatro dicas fundamentais de segurança em laboratórios, confira!

 

1)Criação de Protocolos Operacionais Padrão (POPs)

O POP é um instrumento escrito que detalha todas as ações necessárias para realizar uma determinada atividade, isto é, um conjunto de instruções que descreve todas as etapas de um determinado processo. Em um laboratório de Análises Clínicas, por exemplo, é preciso ter POPs para: coleta de exames, utilização de equipamentos e instrumentos, procedimentos técnicos, cuidados de Biossegurança e ações a serem tomadas em caso de acidentes.

2)Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)

Os EPIs são utilizados pelos profissionais de saúde para reduzir ao máximo quaisquer riscos de contaminações com material biológico. Esses equipamentos são de extrema importância em laboratórios de Análises Clínicas, onde há contato constante com sangue e outras secreções corporais. Além disso, sempre que envolver procedimentos analíticos que necessitam de proteção às amostras ou até mesmo ao operador, como exemplos diagnósticos laboratoriais, é de extrema importância que as manipulações sejam realizadas em Cabines de Segurança Biológica ou Fluxo Laminar, que é definido de acordo com o procedimento que será realizado.

3)Descarte apropriado de materiais

Os resíduos devem ser descartados de acordo com a sua classificação (A, B, C, D ou E). Para isso, é importante que todos as lixeiras e sacos utilizados sejam claramente identificados por cores e imagens, para que tenha a classificação dos resíduos de forma adequada e segura.

4)Avaliação Técnica e Certificação em Cabines de Fluxo Laminar e Segurança Biológica

Por se tratar de equipamentos de proteção, é de extrema importância que os equipamentos sejam avaliados periodicamente com o intuito de garantir a performance adequada. Avaliamos suas Cabines de Fluxo Laminar e Segurança Biológica de acordo com as normativas pertinentes. Sinta-se seguro tanto nas medições e testes de segurança, quanto na manutenção do seu equipamento, pois a Lutech também realiza manutenção preventiva e corretiva com o intuito de tornar sua rotina mais segura e eficiente.

Quer mais informações?

Então Acesse nosso site e fale com nossos especialistas:

💻 lutech.com.br
☎ Telefone fixo: (17) 3209-2100
📲 WhatsApp: (17) 99639-4102

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Receba informativos Lutech no seu e-mail


    [honeypot honeypot-244]

    A Lutech responde!

      Onde estamos

      Rua Floresmilha Ferraz da Silva, 110, Estância Recreio (Zona Rural), São José do Rio Preto/SP, 15062-029.

      Acompanhe a Lutech nas redes sociais

      Lutech - Equipamentos para Laboratório © 2020 - Todos os Direitos Reservados.