Evaporador Rotativo: O Guia completo de modelos de Evaporadores da IKA

Se você trabalha em um laboratório do segmento químico, farmacêutico, acadêmico e de biotecnologia, então provavelmente você já ouviu muito falar do Evaporador Rotativo.

Este equipamento é um dos itens principais a se ter em um laboratório que realiza constantemente o processo de destilação de materiais, principalmente se resultados mais eficazes, seguros e rápidos são o que você busca como finalidade para melhorar constantemente seu laboratório.

Se você quer conhecer mais sobre o Evaporador Rotativo IKA, qual a sua funcionalidade e como ele pode transformar a sua rotina laboratorial, então continue lendo nosso artigo especial de hoje!

 

O que é um Evaporador Rotativo? Onde é
utilizado?

Primeiramente, vamos falar sobre o que é o Evaporador Rotativo, também conhecido como Rotavapor, Evaporador Rotatório a vácuo, dentre outros nomes genéricos que são encontrados no mercado.


A principal função desse equipamento é facilitar o processo de separação de solventes voláteis de uma determinada solução. Este processo visa separar diferentes substâncias em uma determinada mistura, com base em sua respectiva volatilidade e sua capacidade de mudar de líquido para vapor ou gás. Leva sempre em consideração as respectivas temperaturas de ebulição dos solventes em questão.

Esse processo de separação ocorre mediante a mudança de dois estados físicos, por evaporação e condensação. Na evaporação, a substância líquida é convertida em gás ou vapor por ter um banho de aquecimento acoplado ao aparelho, com isso a amostra é aquecida e tem uma parte condensada posteriormente.

O Evaporador Rotativo é amplamente utilizado no segmento químico, farmacêutico, acadêmico e de biotecnologia, para fins de pesquisa e desenvolvimento, testes, produção e controle de qualidade. Outra aplicação que vem sendo muito utilizada é para extração de óleos de plantas, extração de CBD para prevenção de doenças (Epilepsia, Parkinson, dentre outras).

 

Vantagens do Evaporador Rotativo comparado à outras técnicas de destilação:

  • Melhor transferência de calor;
  • Aquecimento mais rápido;
  • Aumento da velocidade de destilação;
  • Inexistência de demoras para ebulição;
  • Inexistência de sobreaquecimento;
  • Destilação suave no vácuo.

 

Devido à sua configuração modular, um Evaporador Rotativo pode ser usado para inúmeras aplicações, como:

·         Reciclagem de resíduos de solvente;

·         Extrações;

  • Concentração de substâncias;
  • Secagem de pós;
  • Separação de misturas de material;
  • Destilação de solventes com baixo ponto de ebulição e de substâncias sensíveis à temperatura no vácuo.

·         Síntese química sob refluxo.

 

Vamos falar um pouco agora sobre o equipamento e seus principais componentes de funcionamento:

 

O princípio de funcionamento do Evaporador Rotativo é a destilação, ou seja, a separação de determinadas substâncias.

 

Conheça os principais componentes do equipamento e suas respectivas funções:

Banho-Maria: componente responsável pelo aquecimento das amostras. Este sempre terá uma faixa específica de temperatura, como exemplo as linhas de Evaporadores Rotativos da IKA, modelos RV 3V até 100°C e as linhas RV 8 e RV 10 até 180°C.

 

Rotação (por que o balão fica girando?): aumento da superfície de contato da amostra com o líquido do banho, aumentando a velocidade e eficiência da evaporação, isto é, para que o processo se torne mais rápido e mais eficiente.

 

Bomba de Vácuo: pressuriza o sistema, a fim de otimizar o tempo e reduzir as chances de deteriorar amostras sensíveis à temperatura. Além disso, com a utilização do vácuo é possível diminuir a temperatura de ebulição dos solventes.

 

Vidraria: (unidade condensadora): local onde a amostra entra em estado gasoso e volta para o estado líquido pelo processo de condensação. Isso não ocorre sozinho, mas sim graças ao sistema de refrigeração.

 

Resfriadores de água –também chamados de resfriadores de água, chiller ou até mesmo Banho Ultratermostático, eles aceleram o processo de condensação ao entrar em contato com o líquido a quente.

 

O Evaporador Rotativo sempre trabalha em conjunto com a bomba de vácuo e o chiller, pois eles são essenciais para um processo de destilação mais efetivo. Existem casos também que não é possível trabalhar com o Chiller (banho ultratermostático) e a opção acaba sendo mais simples, utilizando a própria água da torneira, o que pode ter impacto de gastos excessivos com a água corrente ou ainda não ter total eficiência no processo em virtude da temperatura da água.

 

Pensando em tornar sua rotina cada vez mais segura e mais eficiente, a IKA possui uma linha extremamente completa de Evaporador Rotativos, como os modelos RV 3RV 8 e RV 10.

Os evaporadores rotativos IKA estabelecem novos padrões de segurança, eficiência e facilidade de utilização. Todos os rotoevaporadores IKA RV 10 estão equipados com um elevador motorizado com função de paragem de segurança. As características de segurança abrangentes também incluem intervalos de operação, arranque suave, reconhecimento da posição final, levantamento automatizado em caso de falha de energia e função de temporizador. Adicionalmente, o RV 10 digital está equipado com um indicador de temperatura e uma interface RS 232. Para a destilação totalmente automatizada, a IKA oferece o RV 10 Auto Pro, completo com detecção automática do ponto de ebulição, controlador de vácuo integrado, biblioteca de solventes, interface USB, display gráfico e conexão direta com uma bomba de vácuo controlada por velocidade, acompanhando também uma bomba de vácuo (Vacstar Digital). Pode acompanhar também um chiller (RC 2 Lite) na versão RV 10 Auto Pro Complete.

Todos os Evaporadores Rotativos da IKA possuem 05 anos de garantia contra defeitos de fabricação (2+3 anos após registro do número de série no site da IKA).

Viu só como o Evaporador Rotativo é importante para o seu laboratório? Por isso, conte a Lutech e garanta mais segurança para o seu laboratório com equipamentos de alta performance com a confiabilidade e tecnologia da IKA!

Acesse nosso site ou fale com nossos especialistas:

💻 www.lutech.com.br

 Telefone fixo: (17) 3209-2100

📲 WhatsApp: (17) 99639-4102

 

Hugo Torresan

Compartilhe!

Receba informativos Lutech no seu e-mail


     

    Onde Estamos?

    Rua Floresmilha Ferraz da Silva, 110, Estância Recreio (Zona Rural), São José do Rio Preto/SP, 15062-029.

    Acompanhe a Lutech nas redes sociais

    Lutech - Equipamentos para Laboratório © 2020 - Todos os Direitos Reservados.