Você sabe o que é a luz UV-C?

A luz UV-C ou ultravioleta é uma luz de comprimentos de onda curtos, que graças às suas propriedades, atua principalmente como um sistema bactericida e esterilizante, impedindo a reprodução de microrganismos como vírus, fungos e bactérias.

A lâmpada de luz ultravioleta UV-C, também denominada germicida, gera ondas em uma faixa de luz não visível com comprimento de onda de pico 254nm e uma luz secundária de cor azul, com comprimento levemente acima de 400nm, que dá característica de cor visível da ultravioleta.

A inativação viral ou morte celular pela exposição à luz UV é resultado da formação de dímeros de timina no DNA dos agentes, impedindo a sua correta transcrição. O DNA humano também pode ser danificado pelas ondas de 254 nanômetros e, por isso, a exposição à luz deve ser evitada ao máximo.

Figura 1- Espectro de luz, com denotação dos comprimentos de ondas visiveis/invisíveis

Na figura acima pode-se observar o espectro de radiação eletromagnética completo, entretanto, não é qualquer UV que promove a inativação viral, o espectro UV ocorre entre 10nm e 400nm, sendo classificado em 3 principais zonas:

  • UV-A: 315-400nm;
  • UV-B: 280-315nm;
  • UV-C: 100-280nm;

Este tipo de iluminação é utilizado principalmente em ambientes que não podem estar em contato com contaminantes, como salas de cirurgia, clínicas odontológicas, ambientes hospitalares e laboratórios, principalmente setores de Microbiologia.

Além desta finalidade, foi descoberto que a Luz UVC é ideal para o combate do Coronavírus, promovendo e garantindo um ambiente estéril e livre de contaminantes.

MUITO CUIDADO

A luz UV-C além de atuar como na inativação de microrganismos, ela é extremamente prejudicial à saúde dos seres vivos, podendo causar diversos tipos de complicações para o ser humano, como queimaduras, inclusive nos olhos e câncer de pele caso a pessoa seja exposta por muito tempo a este tipo de radiação.

No entanto, para que seja utilizada da maneira certa e segura, a luz UV-C é utilizada somente quando o ambiente está totalmente isolado e sem a presença de pessoas ao redor, como no caso da Cabine de Segurança Biológica e Cabine de Fluxo Laminar da Lutech, que conta com um sensor de segurança que impede que o sistema de esterilização UV-C seja ativado enquanto a porta de vidro estiver aberta, garantindo assim maior segurança para o operador do equipamento e reduzindo os riscos citados acima.

E como falamos da Cabine de Segurança Biológica e Cabine de Fluxo Laminar, a Luz UV-C é aplicada em diversos outros equipamentos que visam eliminar microrganismos e promover um ambiente totalmente protegido e livre de contaminantes.

Confira abaixo alguns dos equipamentos Lutech que contam com a tecnologia de esterilização UV-C:

Para procedimentos de esterilização de materiais e demais técnicas utilizadas na Microbiologia:

– Cabine de Segurança Biológica

– Câmara Asséptica/Workstation

– Cabine de Fluxo Laminar

Para atuar diretamente na purificação e eliminação de microrganismos presentes no ar:

– Purificador de Ar AirSafe

Para mais informações ou conhecer melhor os equipamentos Lutech, clique aqui ou acesse o nosso site para falar com nossos especialistas.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Receba informativos Lutech no seu e-mail


    [honeypot honeypot-244]

    A Lutech responde!

      Onde estamos

      Rua Floresmilha Ferraz da Silva, 110, Estância Recreio (Zona Rural), São José do Rio Preto/SP, 15062-029.

      Acompanhe a Lutech nas redes sociais

      Lutech - Equipamentos para Laboratório © 2020 - Todos os Direitos Reservados.