Agitador Magnético x Agitador Mecânico: qual é o ideal para o meu processo de mistura?

Agitador Mecânico, Agitador Magnético, com ou sem aquecimento…e agora?

Se você chegou até aqui é porque o assunto faz parte da sua rotina. Aliás, qual laboratório hoje que não necessita de um agitador para realizar um determinado processo de mistura?

A importância do Processo de Mistura

A agitação e a mistura são duas das mais antigas operações básicas da humanidade. Sua origem pode ser observada desde os primórdios da preparação de alimentos. Até na nossa própria casa dependemos de processos de mistura, como exemplo ao preparar uma sopa, que torna necessário uma colher para agitar a panela. Sim, a colher usada para esse processo é a ferramenta de mistura e o movimento circular da mão é a unidade motora da mistura. Perceba que mesmo os primeiros processos de mistura exigiam experiência empírica para alcançar os resultados desejados.

O Que é Mistura e Agitação?

A mistura é o processo de combinar diversos materiais de origem diferentes juntamente com alimentação de energia. A diversidade das substâncias a serem misturadas é difícil de estimar devido aos variados estados de agregação, composição e características químicas e físicas. Os parâmetros de substância, como densidade da substância ou densidade e viscosidade do pó, têm grande relevância durante o processo de mistura. Esses parâmetros determinam os requisitos de energia, a miscibilidade possível, o grau de dispersão e a estabilidade da mistura, que são características fundamentais até mesmo para identificarmos o modelo de Agitador ideal.

Além disso, a agitação de líquidos acelera o processo de dissolução e aumenta a velocidade das reações químicas. A dissolução é amplamente utilizada em escolas e universidades, bem como nos setores de Biotecnologia, Química, Farmacêutica, Alimentos, Cosméticos, Tintas, dentre outros. A agitação é utilizada sempre que produtos químicos são produzidos e processados.

Agitador: Ferramenta Indispensável em Qualquer Ambiente Laboratorial

Atualmente, o agitador se tornou um equipamento indispensável em qualquer ambiente laboratorial, pois ele é utilizado para uma vasta gama de operações:

  • Dissolução;
  • Mistura;
  • Suspensão;
  • Emulsificação;
  • Aeração;
  • Intensificação da troca de calor;
  • Homogeneização.

 

No entanto, muitas dessas operações de mistura demandam equipamentos diferentes, pensando nisso, decidi trazer para vocês quais as principais diferenças entre os Agitadores Magnéticos e Agitadores Mecânicos, para que assim você possa fazer a escolha certa para o seu processo de mistura.

Agora sim vamos entender: Agitador Mecânico ou Agitador Magnético, qual seria ideal para o meu processo de mistura?

Depende muito da operação que você deseja realizar, do tipo de amostra que será manipulado, volume de amostra, se é um produto mais líquido, como óleos leves e água, soluções aquosas ou se é mais viscoso, como álcool em gel, cosméticos em geral, tintas e polímeros, por exemplo.

 

Agitador Magnético: O que é? Por que? Quando utilizar?

Os Agitadores Magnéticos são equipamentos destinados a agitar líquidos ou soluções por meio de uma pequena barra magnética impulsionada e movimentada por um campo magnético rotativo. São recomendados para misturas que exigem maior tempo de agitação, mas não para líquidos de maior viscosidade ou se a mistura reacional for heterogênea com grande quantidade de sólidos dispersos.

 

Estes equipamentos podem ter ainda a função de aquecimento, tornando-se um Agitador Magnético com aquecimento, sendo funções independentes, isto é, pode utilizar uma das funções e manter a outra em stand by ou ainda utilizar de forma simultânea para aumentar a velocidade de uma reação em virtude do aumento da temperatura, aumentando assim a eficiência durante determinados processos de mistura. Algumas amostras só podem sofrer o processo de agitação magnética e não aquecimento, isso se dá pelo fato de algumas amostras serem sensíveis à temperaturas mais elevadas.

 

Principais Aplicações para Utilização de Agitador Magnético:

  • Manter uma solução homogênea durante uma titulação;
  • Mistura de líquidos e soluções aquosas com baixa viscosidade;
  • Mistura ou incorporação de pós em líquidos;
  • Manter uma amostra com temperatura homogênea e controlada;
  • Síntese (muito utilizado em laboratórios de Química Orgânica)

 

Qual é o fabricante de Agitadores Magnéticos e Mecânicos que possui maior funcionalidade, segurança, variedades, vida útil e performance atualmente?

A IKA oferece agitadores Magnéticos e Mecânicos ideais para as suas tarefas de agitação e mistura no laboratório, desde aplicações mais simples na rotina, até tarefas mais complexas. Com procedência alemã, a IKA tornou-se atualmente a referência no mercado de equipamentos científicos para laboratórios, contribuindo e oferecendo diversas soluções para garantir a maior performance de seus processos laboratoriais, sejam eles analíticos ou industriais.

A Lutech é um distribuidor autorizado da IKA e possui diversos modelos de agitadores com entrega imediata, além de possuir um atendimento consultivo para entender suas necessidades e propor uma solução assertiva.

 

Qual é o modelo de Agitador Magnético mais comercializado e com o melhor custo benefício atualmente?

Aqui listaremos o modelo C-MAG HS 7 IKA, que atualmente é o Best-seller da família de Agitadores Magnéticos da IKA.

 

1)Agitador Magnético com aquecimento C-MAG HS 7 IKA

Características:

  • Plataforma de aquecimento em cerâmica, com alta resistência química no ataque de solventes, ácidos e bases;
  • Ampla faixa de temperatura até 500°C, atingindo até 1.500rpm, sendo funções independentes e podendo utilizar de forma simultânea;
  • Motor potente para agitar até 10 litros de água;
  • Configuração exata de temperatura através do display digital (LED);
  • Exibição digital do código de erro;
  • Painel de controle elevado para proteção contra vazamentos de líquidos;
  • 03 anos de garantia.

 

Existe ainda a possibilidade de acoplar um termômetro de contato para acompanhamento da temperatura real da amostra, uma vez que o equipamento indica somente a temperatura da placa/plataforma de aquecimento. Este termômetro de contato IKA é denominado ETS-D5, sendo fundamental para experimentos que necessitam de total controle de temperatura, para garantir maior exatidão e precisão de uma determinada metodologia.

 

Outras opções de agitadores magnéticos também estão disponíveis, como exemplos modelos com multiposições, placas com diferentes materiais, maior volume, temporizador, controle eletrônico de rotação, verificação de torque, dentre outras opções mais avançadas.

 

Agora que falamos de um agitador que é utilizado para amostras menos viscosas, falaremos um pouco do agitador que é utilizado para amostras com viscosidade média a elevada. Este é o Agitador Mecânico ou Agitador de Hélices, que será descrito logo abaixo.

Agitador Mecânico ou Agitador de Hélices: O que é? Por que? Quando utilizar?

Os Agitadores Mecânicos ou Agitadores de Hélice são equipamentos de laboratório, geralmente utilizados em bancada ou Capelas de Exaustão Química (dependendo do solvente e sua periculosidade), onde se faz necessário a mistura, agitação e dissolução por um longo período ou tempo controlado de misturas viscosas ou semi-viscosas em diversos volumes. A haste ou hélice de agitação fica imersa na amostra e promove uma maior homogeneidade da mistura através do movimento de rotação em baixa ou alta velocidade.

 

A hélice de agitação é o elemento fixado por meio de um mandril ao agitador que confere especificidade na aplicação do agitador mecânico. Seu design é desenvolvido para obter máxima performance em uma determinada aplicação, existindo diversos modelos. Os Agitadores Mecânicos são especificados geralmente por algumas variáveis, como viscosidade máxima permitida, volume máximo de agitação e faixa de rotação. A viscosidade é um dos principais parâmetros, pois vai indicar a força específica que pode ser aplicado no eixo de agitação sem que tenha desgaste precoce ou até mesmo problemas para realizar a mistura. Podemos considerar que as grandezas viscosidade/volume e velocidade são inversamente proporcionais, isto é, quanto maior for a capacidade de processamento ou quanto maior for a viscosidade máxima suportada, menor será a velocidade deste agitador.

 

Estes agitadores são utilizados em diversos segmentos, como exemplo em indústrias químicas, laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos, Controle de Qualidade, cosméticos, dentre outros.

Principais Aplicações para Utilização de Agitador Mecânico

  • Mistura de óleos com viscosidade mais elevada;
  • Mistura de pomadas, loções, cremes e cosméticos em geral
  • Mistura de polímeros
  • Mistura de tintas
  • Mistura de álcool gel

 

Qual é o modelo de Agitador Mecânico mais comercializado e com o melhor custo benefício atualmente?

Aqui listaremos o modelo PACOTE RW 20 DIGITAL IKA, que atualmente é o Best-seller da família de Agitadores Mecânicos da IKA. 

 

2)Agitador Mecânico Pacote RW 20 Digital IKA 

Características:

  • Pacote completo para utilização imediata, incluso 01 hélice com 4 lâminas, mufa para fixação e suporte;
  • Display digital para controle de velocidade
  • Motor potente para agitar até 20 litros de água;
  • Design robusto, plano e ergonômico;
  • Duas faixas de velocidade para uso universal, de 60 a 2.000 rpm;
  • Viscosidade máxima permitida: 10.000 mPas;
  • 03 anos de garantia.

 

Caso esteja procurando um Agitador Mecânico para agitar até 150/200 litros, também existem outras opções disponíveis, assim como existem outras opções para viscosidade maiores. Caso a necessidade seja voltada para funções adicionais, existe também algumas funções variadas em outros agitadores da IKA, como exemplo:

  • Medição da temperatura durante o processo de agitação mecânica
  • Controlador sem fio, que permite remover o controlador do equipamento para operação a distância, permitindo ajuste da velocidade caso o equipamento esteja dentro de uma Capela de Exaustão Química, por exemplo ou até mesmo um local de difícil acesso
  • Motor sem escova, que possui menor ruído comparado a modelos convencionais;
  • Medição de torque
  • Saída para USB para controle e monitoramento de dados

 

Conseguiu entender as principais diferenças entre um Agitador Magnético e um Agitador Mecânico, bem como quando utilizar cada um?

 

Se ainda ficou alguma dúvida ou se você gostaria de identificar o Agitador ideal para o seu processo de mistura, será um prazer entender suas necessidades e propor uma solução assertiva para tornar seu processo de mistura mais eficiente e ter máxima performance durante a rotina laboratorial.

Hugo Torresan Buainain

Gerente Técnico/Especialista de Produtos

Lutech

💻 https://www.lutech.com.br

☎ 📲 WhatsApp: (17) 99639-4102

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Receba informativos Lutech no seu e-mail


    A Lutech responde!

      Onde estamos

      Rua Floresmilha Ferraz da Silva, 110, Estância Recreio (Zona Rural), São José do Rio Preto/SP, 15062-029.

      Acompanhe a Lutech nas redes sociais

      Lutech - Equipamentos para Laboratório © 2020 - Todos os Direitos Reservados.