Protegendo vidas e amostras: Conheça as diferenças entre as Cabines de Segurança Biológica Classe II A1, A2 e B2 

As cabines de segurança biológica são equipamentos importantes em laboratórios que lidam com substâncias perigosas para os seres humanos, especificamente quando falamos de risco biológico.

Existem três tipos diferentes dessas cabines, chamadas de Classe II A1, A2 e B2. Vamos entender quais são as diferenças:

1️⃣ Classe II A1: Essas cabines oferecem proteção ao operador e à área de trabalho. São adequadas para trabalhos com substâncias biológicas de risco moderado. Sobre o princípio de funcionamento, este equipamento opera com 70 % de ar recirculado e 30 % de ar exaurido, porém neste caso para o ambiente interno do laboratório.

2️⃣ Classe II A2: Essas cabines também protegem o operador e a área de trabalho, mas possuem um sistema para eliminar o ar para fora do laboratório. Sobre o princípio de funcionamento, este equipamento opera com 70 % de ar recirculado e 30 % de ar exaurido, porém neste caso para o ambiente externo através de um duto para trabalhos que emanem quantidades pequenas de materiais voláteis e vapores. Disponível também para operar sem dutos quando não tiver manipulação de voláteis.

3️⃣ Classe II B2: Essas cabines são projetadas para manipulação de agentes biológicos perigosos, bem como substâncias químicas voláteis (como por exemplo quimioterápicos) e radioisótopos. Elas fornecem uma proteção eficiente tanto para o operador quanto para o ambiente, minimizando o risco de exposição a agentes perigosos. O ar é destinado 100% para o exterior do laboratório, operando com 100% de exaustão e proporcionando total renovaçaõ de ar na área de trabalho.

Independentemente do tipo de cabine, todas devem ser instaladas corretamente, certificadas e receber manutenção regular. É importante seguir as normas de segurança para garantir a proteção adequada, além de contar com um especialista para auxiliar na identificação do modelo ideal para cada aplicação.

Ao escolher a cabine certa, leve em consideração o tipo de substância que você vai manipular, o nível de risco e as metodologias.

Lembre-se de seguir as melhores práticas para manter a segurança no laboratório! 💡

Se tiver mais dúvidas, acesse nosso site e conte com nossa equipe de especialistas!

💻 http://www.lutech.com.br
☎ Telefone fixo: (17) 3209-2100
📲 WhatsApp: (17) 99639-4102

Compartilhe!

Receba informativos Lutech no seu e-mail


     

    Lutech - Equipamentos para Laboratório © 2020 - Todos os Direitos Reservados.
    CNPJ: 44.702.299/0001-00