Surto de Gripe no Brasil: Como proteger sua saúde respiratória?

Você sabe como proteger a sua saúde respiratória?

Ou melhor…

Você ESTÁ cuidando da sua saúde respiratória?

 

Nos últimos dias a pauta da preservação da qualidade do ar e de maneiras de garantir uma saúde respiratória prolongada vem sendo muito discutida.

Isso se dá por que nas últimas semanas grandes centros urbanos do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador apresentaram uma alta incidência de casos de gripe.

O vírus causador dessa doença é o Vírus Influenza, muito comum e com uma característica sazonal: ele circula durante o ano todo nas diversas regiões do mundo, com predomínio nos meses de outono e inverno.

De acordo com o levantamento do InfoGripe, feito pela fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), indica que ainda há tendência muito alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, doença que resulta tanto da Covid-19 como da gripe comum, nos estados do Norte e Nordeste.

A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) é responsável pelo levantamento do InfoGripe

Mas, por que o Influenza está atacando agora?

O que vem surpreendendo as pessoas e especialistas é que o aumento dos casos está acontecendo agora em dezembro, durante a estação mais quente no país, o verão.

Uma das principais hipóteses que vêm sendo dada para o aumento dos casos em uma época onde o vírus era para estar mais enfraquecido é por conta da baixa cobertura vacinal contra gripe e a flexibilização das medidas de segurança adotadas como prevenção à COVID, como uso de máscaras, distanciamento social e a higienização das mãos.

Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal em 2021 foi de cerca de 71,2% considerando o público-alvo da campanha, equivalente a 67,9 milhões de doses da vacina contra gripe em todo o país.

Mesmo com um número elevado de doses, a porcentagem ainda é baixa comparada aos anos anteriores, já que em 2020 a cobertura vacinal no país foi de 82% (55,7 milhões de pessoas) e em 2019 chegou a 91% (54,4 milhões de pessoas).

A tendência dos casos de SRAG é de aumento nos principais estados (Fonte: InfoGripe)

Como eu posso me proteger?

Além de manter seu calendário de vacinação em dia, seguindo corretamente os cronogramas de vacinação vigentes na sua cidade, ainda existem alguns meios de você se proteger contra a cepa do vírus Influenza e ainda assim poder celebrar as festividades de fim de ano com segurança.

E para te ajudar, separamos 3 dicas práticas e eficientes para preservar a sua saúde respiratória e prolonga-la muito mais tempo!

 

1 – Mantenha os ambientes limpos

Apesar de parecer meio óbvio, a limpeza é essencial para a garantia da sua saúde respiratória!

A falta de limpeza em um ambiente causa o acumulo de poeira e sujeiras, trazendo fungos e bactérias para aquele lugar (principalmente se o ambiente tiver pouca circulação de ar), prejudicando e baixando a imunidade das pessoas, sendo mais forte até naqueles que sofrem com doenças crônicas, como rinite, sinusite e asma.

 

2 – Siga as medidas de proteção

Mas você deve estar se perguntando: “Aquelas medidas de proteção não são para nos protegermos da COVID?”

Exatamente! As medidas de proteção foram abordadas para o combate à COVID, porém, estas medidas também servem para nos protegermos de diversos microrganismos que prejudicam a nossa saúde, como vírus, fungos e bactérias.

Por mais que esteja sendo discutidas a flexibilização destas normas e medidas, elas são muito eficazes no combate destes microrganismos. Portanto, siga as regras abaixo:

  • Use máscara (de preferência o modelo PFF2, o mais eficaz no bloqueio viral)
  • Faça a higienização das mãos e objetos
  • Evite aglomerações
  • Mantenha seu ambiente com uma boa circulação e renovação de ar.

São medidas simples, mas muito eficazes para garantir a sua proteção!

 

3 – Faça o uso de purificadores de ar no seu ambiente: somente aqueles que são comprovado cientificamente!

Uma das principais, se não a maior dica que se pode dar neste momento é de se utilizar purificadores de ar no seu ambiente, ainda mais se ele não possuir uma boa circulação de ar. No cenário atual que estamos deixar janelas abertas não é mais o suficiente.

Existem diversos modelos de purificadores no mercado, porém, somente aqueles que são comprovados cientificamente e que possuem um sistema de filtragem com filtros de alta eficiência e um sistema de inativação de microrganismos que são os ideais para realizar a descontaminação do seu ambiente.

 

Dica Bônus – AirSafe

E já que estamos falando de Purificadores de Ar, a melhor escolha a se fazer é o Purificador de Ar AirSafe da Lutech.

Graças ao seu sistema de filtragem exclusivo em três etapas, o AirSafe elimina, purifica e renova o ar do seu ambiente, promovendo um ambiente totalmente renovado e livre de vírus, fungos e bactérias, com eficiência de até 99,9999%.

Quer saber mais sobre como garantir mais segurança para o seu ambiente e por que o AirSafe é a melhor opção quando o assunto é qualidade do ar? Então acesse nosso site ou fale com nossos especialistas:

💻www.airsafelutech.com.br
☎Telefone fixo: (17) 3209-2100
📲 WhatsApp: (17) 99639-4102

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Receba informativos Lutech no seu e-mail


    A Lutech responde!

      Onde estamos

      Rua Floresmilha Ferraz da Silva, 110, Estância Recreio (Zona Rural), São José do Rio Preto/SP, 15062-029.

      Acompanhe a Lutech nas redes sociais

      Lutech - Equipamentos para Laboratório © 2020 - Todos os Direitos Reservados.